segunda-feira, 4 de março de 2013

O Culto da Ostra Azul


Não se espantem com o nome, o papo aqui não é sobre alguma seita louca de adoradores de uma ostra azul. Estamos falando do Blue Öyster Cult. A banda psicodélica de Hard Rock criada em 1967, mesma época de nomes como Black Sabbath e Deep Purple, inicialmente sobre o nome Soft White Underbelly, por estudantes do Stony Brook College de Long Island, EUA. A formação original contava com Les Bronstein (vocal), Donald Roeser (guitarra), Alan Lanier (teclados), Andy Winters (baixo), Albert Bouchard (bateria).

Mais do que apenas mais uma banda de Heavy Metal americana igual a tantas outras da década de 70, o Blue Oyster Cult destaca-se da maioria destas bandas por suas letras e temáticas baseadas em literatura de horror e ficção científica, inspirada por escritores como H. P. Lovecraft, Edgar Allan Poe e Stephen King. As músicas giram em torno de monstros lendários, maldições, vampiros e ocultismo.

O nome "Blue Öyster Cult" veio de um poema de 1960 escrito pelo produtor Sandy Pearlman. Era parte de sua "Imaginos poesia", mais tarde lançaram o álbum com o mesmo nome Imaginos 1988. Na poesia de Pearlman, o "Blue Oyster Cult" era um grupo de estrangeiros que tinham reunido secretamente o guia de história da Terra. "Inicialmente, a banda não estava feliz com o nome". A adição do trema foi sugerido por Allen Lanier. Outras bandas copiaram a prática de usar o trema em seus logotipos, como Motörhead, Mötley Crüe, Queensrÿche.
O logotipo foi desenhado por Bill Gawlik em janeiro de 1972, e aparece em todos os álbuns da banda. Relata que o logotipo é feito a partir de três pontos de exclamação e um ponto de interrogação para trás falso. Na mitologia grega, "... o gancho-e-símbolo da cruz é a de Cronos, o rei dos Titãs e pai de Zeus... e é o símbolo alquímico de chumbo (um metal pesado), um dos mais pesado dos metais." Sandy Pearlman considerando isto, combinado com o som de guitarra pesada distorcida da banda e decidiu a descrição do "Heavy Metal" seria apropriadamente aplicado ao som musical Blue Öyster Cult. Na mitologia romana, o gancho-e-símbolo da cruz representa Saturno, o deus da agricultura e da fertilidade. O logotipo da banda também é idêntico a uma "cruz da confusão" ou por alguns chamada de "Cruz Satãnica" é mais basicamente um símbolo da cruz de cristo com um sinal de interrogação, questionando o reconhecimento e a validade de Deus e do cristianismo, e ainda as três pontas da cruz representam os três principais generais de Lúcifer: Lilith, Belial e Leviathan. A interrogação ainda representa o poder completo de Lúcifer. O nome da cruz já diz tudo de qual é seu objetivo e o porque de usá-la. Com isso resta um questionamento se Bill Gawlik tirou a ideia de uma "cruz da confusão".




Nenhum comentário:

Postar um comentário